domingo, 4 de março de 2012

O sonho...

"O sonho encheu a noite, extravasou pro meu dia, encheu minha vida, e é dele que eu vou viver, porque sonho não morre." (Adelia Prado)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Não há conflitos entre ETs e a Igreja!

Inspirado pelo que chama de "época de ouro" da conquista do espaço, que culminou com a chegada do homem à Lua em 1969, José Funes, então com seis anos, decidiu ser astrônomo. Quase 15 anos depois, porém, ouviu outro chamado, desta vez de Deus. Assim, logo depois que obteve seu diploma de astrônomo da Universidade de Córdoba, na Argentina, em 1985, ingressou na ordem dos jesuítas, recebendo novo diploma em filosofia antes de seguir para Roma, onde foi ordenado.
Em 2006 os dois caminhos se encontraram e Funes foi apontado diretor do Observatório do Vaticano pelo Papa Bento XVI. Homem de fé e de ciência, ele defende o diálogo como forma de superar os conflitos. Para ele, o Big Bang e o Gênesis não são contraditórios, e sim caminhos diferentes da eterna busca humana pelo conhecimento e pela verdade. Até a possibilidade de existência de vida extraterrestre já é aceita pela Igreja. "Não vejo contradição entre fé e ciência, pois a verdade é uma só", diz ele, que está no Rio para participar do workshop "The Evolving Universe", evento promovido pela PUC-Rio e pela Fundação Planetário.
Sendo, ao mesmo tempo, cientista e padre, como o senhor equilibra questões de ciência e fé?
JOSÉ FUNES: Não vejo contradição entre fé e ciência, pois a verdade é uma só. Creio que as duas ajudam e apoiam uma a outra. Claro que cada uma tem sua própria linguagem, método e perspectiva, mas podemos aprender da diversidade entre as duas. Houve conflitos no passado e provavelmente teremos conflitos no futuro, mas podemos superar esses conflitos com o diálogo.
Senhor certamente já ouviu questionamentos do tipo: "a Bíblia diz que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo, quando então ele teria criado o Universo?". Como isso influencia o diálogo?
FUNES: É preciso estarmos atentos à linguagem, ao contexto e às culturas. A Bíblia não é um livro de ciência. Então, se estamos procurando uma explicação científica para o início do Universo, não vamos achar na Bíblia. A Bíblia é um livro que foi escrito entre 2 mil e 3 mil anos atrás e seus autores não tinham o conhecimento científico que temos hoje. O livro do Gênesis não diz como Deus criou o Universo, o que havia no seu começo, se era matéria escura, energia escura, átomos. Esse não é o escopo e o objetivo da Bíblia. Os autores da Bíblia foram inspirados por Deus para comunicar uma mensagem religiosa e não uma mensagem científica.
O senhor concorda que o Big Bang é a melhor explicação para a origem do Universo? O que sente quando dizem que ele não precisou da ação de Deus para acontecer?
FUNES: A teoria do Big Bang é a melhor explicação científica que temos hoje para a origem do Universo. Temos várias evidências de que o Universo tem cerca de 14 bilhões de anos e, com os dados que temos, é, sim, a melhor explicação disponível. Deus, para nós cristãos, não é a energia escura, a gravidade ou qualquer outra explicação científica de como o Universo se fez. Esse não é o Deus cristão. O Deus em que acreditamos é o pai de Jesus, autor da criação, o pai amoroso que toma conta de nós e nos ama tanto que nos enviou seu filho. Claro que se pensarmos Deus como a energia escura, a força da gravidade etc, não precisamos de Deus para explicar a realidade do Universo.
E quanto aos argumentos de que o Universo que vivemos é resultado de um desenho inteligente que seria a prova da existência de Deus?
FUNES: Se entendermos o desenho inteligente como um teoria científica ou um caminho teológico para Deus, não concordo, pois não é boa ciência, nem boa teologia. Segundo a teoria do Big Bang, de forma a termos vida como conhecemos, precisamos que o Universo tenha tido uma espécie sintonia fina. Se diferentes parâmetros físicos, como a massa do elétron, a constante da gravidade, a velocidade da luz, tivessem seus valores mudados, acabaríamos com um Universo diferente. Não é possível ter uma prova da existência de Deus do ponto de vista da ciência. Por outro lado, essas explicações científicas são racionais e compatíveis com nossa crença de que Deus é o Criador. Não vejo nenhum conflito real entre a teoria do Big Bang e o que sabemos pela fé. Do ponto de vista da fé, creio que há um propósito para a criação do Universo.
A Igreja aceita a possibilidade de existência de vida extraterrestre?
FUNES: Primeiro, deixemos bem claro que não temos provas de que exista vida no Universo fora da Terra. Dito isso, há um ramo interdisciplinar de estudo chamado astrobiologia que tem se desenvolvido muito nos últimos 20 anos e que tem como objetivo procurar por vida. Vivemos em um Universo com centenas de bilhões de galáxias, cada uma delas formada por centenas de bilhões de estrelas, que por sua vez têm centenas de bilhões de planetas orbitando elas, então é possível que haja vida lá fora no Universo. Vamos ver. Não há conflito entre a possibilidade de existência de vida extraterrestre e a doutrina da Igreja. Temos que fazer mais pesquisas, pois até o momento não temos provas da existência de vida fora da Terra. A Igreja encoraja essas pesquisas e não podemos fazer mais que isso.
E se encontrarmos vida fora da Terra e ela for diferente de nós, o senhor acha que há alguma contradição com os ensinamentos da Igreja? Afinal, a Bíblia não diz que fomos criados à imagem e semelhança de Deus?
FUNES: Não vejo nenhuma contradição entre a possibilidade de existência de vida no Universo com a fé em Deus como o Criador. Nós fomos criados à imagem de Deus, mas basicamente é nossa natureza espiritual que foi criada à imagem de Deus. Isso é que é importante. Outros seres podem ter sido criados com diferentes aparências, mas também abrigando a natureza espiritual de Deus.
O mesmo vale para a discussão entre criacionismo e evolução?
FUNES: Não sou biólogo, e sim astrônomo, mas posso dizer que do ponto de vista da ciência a evolução está comprovada. Na opinião da Igreja, não há oposição entre a criação e a evolução. Assim como no caso do Big Bang, são linguagens diferentes. Não podemos ler a Bíblia literalmente e isso está claro para a Igreja Católica. Ninguém na Igreja faria isso. E temos evidências da ciência de que as evolução existe. Assim como a vida, o Universo também evolui. Nos próprios processos físicos há evolução das galáxias, das estrelas, então a ideia da evolução é bem compreendida por nós.

Por Cesar Baima (cesar.baima@oglobo.com.br) - O Globo


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Alemanha

Oi amigos, abrindo esse blog eu gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que escrevi no período que estava na Alemanha, esse texto nasceu da necessidade que tenho de busca de Deus. A propósito, esse blog nasce com o objetivo de discutir ciência, fé , mundo acadêmico, o cosmos e Deus.


Ser quem você é não te diminui nem te eleva, ser quem você é significa cumprir o propósito pelo qual Deus sonhou a seu respeito.

Puxa, estou na Alemanha. Deus, tem me agraciado com muitas bençãos. E nestes momentos que estou fora de casa (na verdade, estou fora de casa desde os 17 anos... mas agora vivendo um novo tempo, em outros países), e tento pelo menos refletir e interiorizar-me em meio a uma vida, que se torna tão corrida, fugaz e vazia a cada dia. Quanta coisa Deus tem feito em mim, quantas transformações, quanta coisa lapidada em mim, novos sonhos, novas conquistas. Mas hoje, só posso agradecer.
Nesse período que estou na Alemanha, participando de uma excelente conferência em Astrofísica Nuclear e Cosmos, Deus tem agido muito em minha vida, Ele tá sempre agindo, basta para isso, abrir as portas do meu coração, para que o Senhor entre, fale e faça. Todo o resto, apartir daqui, é com ELe. A nós resta apenas dar o primeiro passo - a abertura.
E digo, nesses momentos longe, Deus faz tanta coisa em mim, porque me sinto mais livre e aberto para que Deus entre... e hoje acordei com um desejo grande de escrever essas palavras e por isso estou agora em outra sala, longe da conferência...porque precisava desse tempo pra escrever... tudo o que sinto e o que Deus tem colocado em meu coração.

Ao dormir ontem e ao despertar, Deus me recordava de quando era criança... e pensava naquilo que sou verdadeiramente.

Toda criança ama brincar de “esconde-esconde”. Fui criado em um sítio (na verdade passei por vários), e ainda passei um tempo morando com meus avós na cidade. Naquela altura era meio tímido pra fazer amizade, sentia que tinha meu mundo e nenhum dos meus amigos faziam parte dele, porque pensava coisas diferentes, tinhas sonhos diferentes, mas enfim, isso passou e com tempo me tornei uma pessoa com uma facilidade íncrivel em fazer boas e eternas amizades.

Mas me recordo que ali em Silveirânia, amava brincar de muitas coisas, não consigo me lembrar quantas vezes arranquei o tampão do meu dedão do pé jogando nas ruas calçadas com pedras. Outra coisa que amávamos fazer na rua era brincar de “pique-bola”, "pique-esconde", "polícia-ladrão"! Tudo era permitido, enquanto um se afastava e de costas contava até 10, os outros corriam o mais rápido possível para se esconderem. Nessas brincadeiras de criança eu aprendi a me enfiar em cada buraco, a rasgar tantas roupas, machucar-me, aprendi a ficar agarrado em árvores, jogar bolinhas de gude, fazer palhaçadas, a brigar, e claro, correr... Lembro-me também do cheiro das coisas, da terra molhada em épocas de chuvas na roça, da charrete e quedas de cavalo, dos desenhos no terreiro, do meu pai, da minha mãe, dos meus irmãos...

Ao despertar, a única certeza que tive foi apenas de que "Eu sou uma palavra que Deus diz somente dentro de mim" (Anselm Grün) e que ser quem sou, não esquecendo da nossa essência, significa mesmo, cumprir todos os propósitos que Deus sonhou pra mim. Mas veja, Deus me dá a escolha, posso muito bem, não abrir a porta e continuar, ser feliz ou não, viver plenamente ou não... tens a liberdade de escolha.

Bem, eu dizia a pouco da brincadeira de esconde-esconde, mas com Deus é diferente. Ele não está se escondendo de nós como um jogo, Ele não tenta tirar de nós, alegria e todas as coisas boas deste mundo, pelo contrario Ele quer que a encontremos e que saibamos usufruir bem disso tudo que Ele nos criou.

Procurar e encontrar!Essa realidade de procurar até encontrar deve estar ardente em nosso coração, de busca pelo alimento que irá nos sustentar no meio do inverno da vida, quando tudo parece estar seco, sem flores, escuro, frio e sem vida. Sim, são nessas horas principalmente que devemos ter essa sede de encontrar o que nos pertence. De sonhar, porque "Deus não suscita em nós sonhos irrealizáveis".

Como um verdadeiro presente, Deus separa pra nós coisas que pensamos não ser possível alcançadas. Muitas vezes nem conseguimos sonhar, porque nossos sonhos são limitados aos nossos pensamentos. Ou então sonhamos demais e não fazemos nada pra alcança-los. Mas o que Deus tem pra nós, surpreende e continuará sempre surpreendendo.
Hoje, Deus me convida a buscar aquilo que já é meu, que me pertence, a continuar lutando por aquilo que Ele reservou pra mim. Pedir, procurar e encontrar, esse é nosso papel nestes dias. Não tenho medo, o Senhor irá fazer-me encontrar o que é meu!

Agora fico por aqui, daqui a pouco estamos indo para Heidelberg, uma cidade universitária na Alemanha, fico lá por duas noites e preciso retornar a Frankfurt, porque tenho vôo para Veneza, na Itália e de lá sigo pra Trieste. Duas semanas agitadas, mas com a certeza em meu coração de que: ¨Eis que coloquei diante de ti uma porta aberta que ninguém pode fechar" (Ap.3:8)

Hasta luego!

Jaziel - 16 de julho de 2010